
Risolamento Social
espetáculo virtual

Sinopse
Composto por uma variedade de números, palhaçadas, músicas e brincadeiras, “Risolamento Social” é um espetáculo virtual, múltiplo e colaborativo. Inspirado nas apresentações ao estilo teatro de variedades, o trabalho é resultado da reinvenção exigida pelo contexto da pandemia, e foi realizado durante um período de vivência criativa em que 09 artistas, músicos e produtores ficaram isolados no litoral.
Filmes curtos, videoclipes e manifestos poéticos formam o conjunto do espetáculo, que abrange a ludicidade, a melancolia e o desajuste essenciais à palhaçaria, realçados pelas circunstâncias da quarentena.
O “Risolamento Social” reúne performances tragicômicas do Teatro VagaMundo, Ilógica Cia e Odelta Simonetti, com direção de Gabriela Ferreira.

Combinando elementos do repertório circense com o lirismo desajustado da palhaçaria, o Risolamento Social utilizou o contexto de isolamento como mote para a criação de cenas que expressam ora o instinto lúdico, ora a melancolia natural do clown.
Então, não importa qual seja o itinerário do riso, nem onde ele começa, nem onde ele termina: o que importa é que ele exista e resista, que seja livre e compartilhado, e que seja um direito de todos e de todas.É por isso que nós, palhaços, lutamos. Mesmo quando parece que estamos apenas brincando
O Risolamento Social, concebido para circular presencialmente por 9 cidades litorâneas, foi readequado para o formato digital devido às medidas restritivas contra o Covid-19.
Diante das circunstâncias, a trupe de artistas e produtores recriou a proposta original, transformando a série de intervenções previstas em um espetáculo audiovisual composto de números e gags clownescas, ao estilo variete.
O espetáculo foi disponibilizado através do instagram do Teatro VagaMundo, como uma série audiovisual de números circenses.

equipe
Direção artística: Bi Naluna (Gabriela Ferreira)
Realização audiovisual: Tiago Expinho
Direção Musical: Bruna Espinosa
Elenco de palhaça e palhaços: Daniel Lucas, Felipe Mendes, Odelta Simonetti, Tiago Gonçalves Teles
Assistência de direção: Paolo Zaccuri
Trilha Sonora original: Bruna Espinosa, Vini Silva, Rodrigo Fontoura
Letra Original “Aglomera Não!” e “Risolamento Social”: Felipe Mendes
Letra Original “Descontamina”: Bruna Espinosa
Dramaturgista: Atílio Alencar
Figurinista: Luciano Santos
Edição de áudio, mixagem e masterização: Rodrigo Fontoura
Montagem realizada com recursos da *Lei Aldir Blanc/RS | Edital Produções Culturais e Artísticas 2020
Co-Produção: Teatro VagaMundo e Kullat Nunu (AMMA)





